quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ivo Cação voa nas ondas do surf




B.I.
Nome: Ivo Cação
Natural de: Coimbra
Escola: Escola Secundária C/3CEB Dr. Joaquim de Carvalho
Ano: 12º E
Peso: 76kg
Altura: 1,80 m
Signo: Caranguejo

Curriculum Vitae
Comecei a fazer surf em 2000.
A minha 1ª competição oficial foi o Campeonato Nacional de Esperanças em 2003, Sub-14, em Viana do Castelo.
Os títulos e participações que já alcancei: Campeão Nacional Sub-18, Campeão Regional de Peniche, Cascais e da Figueira da Foz, Sub-18 e Seniores, top 30 Sub-20 europeu, 4º nacional Sub-20, top 10 Nacional Seniores; 53º ISA world contest 2005, representações da selecção, em estágios, treinos e campeonatos do mundo.
Estou no 12º ano.


Como e quando começaste a fazer surf?
De volta ao verão de 2000, inesperadamente, durante um passeio com o meu pai, fui parar a uma escola de surf e foi por aqui que tudo começou. Surf para mim era um desporto que nem me dizia muito, tinha conhecimento, talvez por desenhos animados, ou por já ter ouvido a palavra SURF, nada mais. Mas, pelos vistos, na altura o meu pai já sabia um pouco mais sobre este desporto, pois tinha um colega de trabalho que estava sempre a tentar convencê-lo para que me levasse para dentro de água. Assim foi, nesse Verão, dei os meus primeiros passos no surf.

Qual foi o 1º truque que aprendeste?
Para ser sincero, acho que não tenho muito jeito para o Surf, talvez tenha sido a prática, e o interesse que despertou em mim, desde cedo, que levou ao meu aperfeiçoamento. No início, era trapalhão demais e as coisas foram aparecendo lentamente, mas talvez tenha sido um cutback (uma pequena mudança de direcção) ou algo parecido.

Qual o Campeonato Nacional de Surf que ganhaste?
2008, Campeonato Nacional de Juniores.

Qual foi a tua reacção?
Foi um ano competitivo complicado, cheio de treinos, campeonatos e ansiedades. Tive um bom resultado na primeira etapa e ganhei a segunda. Quando dei por mim, estava no fim do ano e, durante o decorrer da última etapa do ano, sabia que podia ser campeão nacional pela primeira vez, mas teria obrigatoriamente de ficar melhor posicionado do que aquele que ocupava o 2ºlugar do ranking. Felizmente assim foi, portanto foi com grande felicidade e com um certo espanto, pois sempre fui um pouco pessimista, até então.

Qual foi a maior onda da tua vida, onde e quando?
Provavelmente terá sido na praia dos Coxos, na Ericeira, durante o Inverno do ano passado. As ondas tinham aproximadamente 4 metros.
Foi um dia em grande, em todas as perspectivas, tanto por ter sido o dia todo dentro de água como pelo tamanho das ondas, claro. Pareciam montanhas a dirigirem-se para a costa com uma grande velocidade.

Já fizeste surf fora do país? Onde e quando?
Felizmente, já tive essa oportunidade umas quantas vezes. Desde França ao País Basco, norte de Espanha, Canárias, Açores, Madeira, Califórnia...

Há algo que te dê sorte ou algo parecido?
Sim, a força de acreditar, juntamente com pensamentos positivos.

No surf, de que tens mais medo?
Quando as ondas estão grandes, estar longe da praia e perder a prancha. Esta é uma das coisas que mais me assusta. Outra talvez seja a possibilidade de cair numa onda maior e ficar em baixo de água durante muito tempo.

Por seres Campeão Nacional de Surf achas que tens mais fama entre as raparigas?
Honestamente, não me interesso minimamente por isso, isto porque namoro com a mais bonita e simpática :)

Fazes mais algum desporto ou passatempo?
Gosto de praticamente todos os desportos. Costumo andar de skate, bicicleta, praticar natação e ultimamente andam a ver se me ensinam a jogar ténis (acho que não tenho jeitinho nenhum). Adoro passar bons tempos na conversa ou na brincadeira com os meus amigos, este talvez seja o meu passatempo favorito.

André Ramos 8ºB
João Figueiredo 8ºB

2 comentários: