quarta-feira, 16 de maio de 2018

Joaquim de Carvalho a cuidar do ambiente



Na linha do mote “Acabe Com A Poluição Plástica”, lançado pela ONU Meio Ambiente para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018, celebrado a 5 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho decidiu promover ações efetivas de defesa do ambiente. Esta efeméride promovida pela ONU apela aos governos, ao setor privado, às comunidades e indivíduos para reduzirem a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam os oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana. 




Eliminação dos copos de plástico

Tendo em conta estas preocupações ambientais, a premência de desenvolver ações concretas de preservação do meio ambiente, a necessidade de prevenir a produção de resíduos plásticos, fomentar a sua reutilização e reciclagem, a Escola decidiu, a partir do dia 2 de maio, deixar de disponibilizar copos de plástico, devendo os membros da comunidade escolar munir-se de recipientes individuais para consumo próprio.



Ação “Água, um bem a preservar” pela “Águas da Figueira”

No seguimento desta medida, entre os dias 2 e 11 de maio, a empresa Águas da Figueira dinamizou, no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania de todas as turmas de 7º ano, ações de sensibilização para a racionalização do consumo humano de água. Nestas sessões, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre esta temática, em concreto sobre a percentagem de água potável existente no planeta e as necessidades reais de água para o consumo humano, entre consumo direto e consumo virtual. Em 2030 prevê-se que a população mundial precise de mais 40% de água potável, 35% de alimentos e 30% de energia e que cerca de 47% da população viverá, sobretudo nas zonas costeiras, sob “stress hídrico”. Procurou-se sensibilizar os alunos para o facto de serem eles os futuros dinamizadores/decisores da sociedade para as necessidades futuras na gestão da água. 

Além disso, os alunos assistiram a um pequeno vídeo que retrata a vida de um astronauta no espaço e a sua relação com a água (por exemplo, para lavar os dentes, são usadas apenas duas gotas de água). No final, os alunos receberam uma garrafa de água que, por coincidência, é do mesmo tipo das garrafas usadas pelos astronautas no espaço. 



É demais evidente que a água é um recurso valioso a preservar e não passa apenas pela poupança/utilização racional de um bem escasso, mas também, e principalmente, pela aposta numa gestão profissional e altamente especializada dos seus principais intervenientes. E porque é urgente preservar o ambiente e, em particular, salvaguardar a água, é também missão das escolas contribuir para a mudança de comportamentos, dando o exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário