quarta-feira, 10 de abril de 2013

Aqui tão próximo



No dia 15 de março, entre as 16 e as 18h30min, a escola viveu momentos de grande animação proporcionados por alunos e professores do Departamento de Línguas que dinamizaram a atividade “Aqui tão próximo”.
Os visitantes, divididos em grupos de cerca de quinze pessoas, foram guiados através de espaços da escola desconhecidos de uma grande parte da comunidade onde puderam pôr à prova os cinco sentidos numa estreita ligação com o texto poético.
Na cozinha - espaço consagrado ao paladar - os participantes eram convidados a identificar (de olhos vendados) as propriedades dos diferentes alimentos que provavam.
No “túnel dos Cacifos” – espaço associado à audição – foi recriado o ambiente no metro londrino com diferentes ruídos e sons. Alunos, sentados em círculo no chão, receberam os espetadores com “Imagine”de John Lennon; o rapaz estátua apenas se movia após o tilintar da moeda, o metro chegava, ouvindo-se “Mind the gap”, havia palmas e bater de pés ao ritmo de “We will rock you” do grupo Queen e a despedida era feita ao som de “Hallelujah”.
No exterior, junto ao tanque - espaço associado ao olfato – alunos e professores recebiam o público convidando-o a percecionar diferentes aromas de plantas dispostas em vasos.
Numa sala de reuniões, na área de trabalho dos docentes - espaço ligado à visão – os visitantes eram convidados a adivinhar as figuras projetadas (sombras chinesas); um mágico apresentava alguns truques com cartas e moedas; alguns mimos mimavam provérbios relacionados com a visão; por fim, era declamado um poema de Fernando Pessoa intitulado “ O amor, quando se revela”.
No espaço ligado ao tato, o público tinha de identificar diversas texturas de olhos vendados.
Em todos os espaços, foram lidos textos poéticos em íntima ligação com os cinco sentidos.
No fim da visita, todos puderam saborear um pequeno lanche oferecido pelos professores que organizaram a atividade.
Obrigado a todos pela participação!

















Ana Amaro 8ºA
Joana Fernandes 8ºA

1 comentário: