quarta-feira, 7 de março de 2012

Entrevista a Luisete Baptista

Sabemos que está aposentada. Como ocupa o seu dia?

De manhã, levanto-me como antigamente, escrevo, pinto, caminho perto do mar. Faço as tarefas de casa, vejo os meus filhos. Tenho dois livros a publicar, um dos quais é de poesia. A escrita é algo que acontece em nós, muito cedo, e em momentos “esquisitos”. Para onde quer que fosse, levava todos os escritos.

Pintar, escrever. Qual destas atividades prefere?

Por mim, seria para sempre professora. Contudo, no presente, gosto destas duas atividades, porque se completam. Toda a poesia se pode transformar em imagens pictóricas. Preenchem-me as duas coisas. Não posso escolher uma delas.

Sempre pensou ser professora?

Sempre pensei ser professora, apesar de tudo indicar que deveria ir para Belas Artes.

O que pensa de ser professor?

Penso que ser professora me torna uma pessoa mais completa. Ser professora é ser artista.

Como antiga professora desta escola, pode deixar uma mensagem para os alunos.

Vocês têm que crescer pensando sempre em duas vertentes: o conhecimento e a felicidade. Têm de estudar e têm de ler. A leitura e o conhecimento são muito importantes. Nós estamos sempre a aprender. Há um eterno desejo de estar sempre a aprender. Deve respeitar-se os professores. Deve enfrentar-se o futuro.

Ana Margarida Torres 7ºA

Ana Maria Gonçalves 7ºA

Rita Almeida 7ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário