quarta-feira, 23 de março de 2011

Projecto “Escolas do Futuro” da Joaquim de Carvalho entre os seis finalistas



No passado dia 19 de Março, em Lisboa, quatro alunos do 12º ano (de Ciências e Tecnologias e de Artes) da nossa Escola, acompanhados pelo Director da escola, Professor Carlos Santos, e supervisionados pela Professora Elisa Matos, defenderam o seu projecto "Escolas do futuro", promovido pela EPIS (Empresários Pela inclusão Social), a que se candidataram 29 escolas a nível nacional. Destas, foram seleccionadas seis, entre as quais a Joaquim de Carvalho.

Com este concurso a EPIS lança aos alunos de Portugal o desafio de imaginarem o futuro das suas escolas. Colocar os alunos no centro do debate da Educação é o objectivo desta iniciativa, que consiste na realização de trabalhos centrados na partilha da visão imaginada das escolas de futuro, respondendo à pergunta genérica: “Como será a Escola do Futuro?”. Os três principais critérios de avaliação são a adequação ao tema proposto, a qualidade das ideias apresentadas; a criatividade da comunicação e dos suportes utilizados.

Daniel Mendes, Jessica Vicente, Miguel Alípio e Rui Liceia defenderam, perante um júri composto por representantes das diferentes Direcções Regionais de Educação e pelo representante da EPIS, Diogo Simões Pereira, o projecto da nossa escola, assente numa apresentação vídeo, rodado ao som de uma canção da autoria dos alunos (letra e música), “Escola do Futuro”. Nele são apresentados os espaços da escola (após a requalificação) em consonância com a perspectiva pedagógica e social que determina a prática educativa deste estabelecimento de ensino.

A 6 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, as três melhores escolas apresentarão o seu projecto na 1.ª Conferência EPIS “Escolas de Futuro”. É elevada a expectativa relativamente à presença da nossa escola na fase final.

Sem comentários:

Enviar um comentário