Carla Rodrigues 11ºE
quarta-feira, 30 de março de 2011
Visita de Estudo à Corunha- 25 e 26 de Março
Carla Rodrigues 11ºE
Participação da escola na Sessão Regional do Parlamento dos Jovens 2011
quarta-feira, 23 de março de 2011
Alunos participam em jogos matemáticos
Na passada sexta-feira, dia 18 de Março, 4 alunos da nossa escola, João Andrade do 7ºD,Nuno Frutuoso do 9ºA, Pavlo Domitrashchuk do 9ºA e Rui Cordeiro do 12ºE, participaram no 7º Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos, que tiveram lugar no ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa).
A participação da nossa escola enquadrou-se num conjunto de 577 escolas de todo o país.
Veste-te para o Baile da Segunda República
Projecto “Escolas do Futuro” da Joaquim de Carvalho entre os seis finalistas
No passado dia 19 de Março, em Lisboa, quatro alunos do 12º ano (de Ciências e Tecnologias e de Artes) da nossa Escola, acompanhados pelo Director da escola, Professor Carlos Santos, e supervisionados pela Professora Elisa Matos, defenderam o seu projecto "Escolas do futuro", promovido pela EPIS (Empresários Pela inclusão Social), a que se candidataram 29 escolas a nível nacional. Destas, foram seleccionadas seis, entre as quais a Joaquim de Carvalho.
Com este concurso a EPIS lança aos alunos de Portugal o desafio de imaginarem o futuro das suas escolas. Colocar os alunos no centro do debate da Educação é o objectivo desta iniciativa, que consiste na realização de trabalhos centrados na partilha da visão imaginada das escolas de futuro, respondendo à pergunta genérica: “Como será a Escola do Futuro?”. Os três principais critérios de avaliação são a adequação ao tema proposto, a qualidade das ideias apresentadas; a criatividade da comunicação e dos suportes utilizados.
Daniel Mendes, Jessica Vicente, Miguel Alípio e Rui Liceia defenderam, perante um júri composto por representantes das diferentes Direcções Regionais de Educação e pelo representante da EPIS, Diogo Simões Pereira, o projecto da nossa escola, assente numa apresentação vídeo, rodado ao som de uma canção da autoria dos alunos (letra e música), “Escola do Futuro”. Nele são apresentados os espaços da escola (após a requalificação) em consonância com a perspectiva pedagógica e social que determina a prática educativa deste estabelecimento de ensino.
A 6 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, as três melhores escolas apresentarão o seu projecto na 1.ª Conferência EPIS “Escolas de Futuro”. É elevada a expectativa relativamente à presença da nossa escola na fase final.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Jornadas Culturais 2011
Estas Jornadas ganham especial relevo pelo facto de se realizarem nas novas instalações da escola, fruto da requalificação a que esteve sujeita nos últimos dois anos. Por esse facto se convida toda a comunidade a visitar a escola nestes dias.
Gonçalo Coelho 7ºD
João Andrade 7ºD
Alunos do 11º ano vão a Sintra
Esta visita de estudo foi dinamizada pelos professores de Português e contou com a colaboração de professores de outras disciplinas.
Os alunos, num contacto directo com a obra de Eça de Queirós, Os Maias, visitaram o Palácio da Pena, onde puderam contactar com o ambiente romântico e fizeram também o percurso queirosiano – Palácio da Vila, Hotel Nunes, Hotel Lawrence e Seteais.
Por fim, ainda houve tempo para ir comprar e saborear as famosas queijadas de Sintra.
Acrobacias com Palavras
As Acrobacias cim Palavras são especialmente importantes para dar a conhcer a todos as melhores produções escritas realizadas durante as aulas pelos alunos. É de notar que todos os textos foram ilustrados por alunos de Artes.
Mariana Ramos 9ºA
Sara Jorge 9ºA
quarta-feira, 2 de março de 2011
O Dia da Astronomia
O dia da astronomia realizou-se a 23 de Fevereiro e foi dirigido aos alunos do 7º ano de escolaridade. No interior de um planetário portátil os alunos puderam observar o céu nocturno e diurno com auxílio de um conjunto de três cilindros de projecção, assim como de imagens diversas para uma melhor compreensão dos temas focados.
Com esta iniciativa procurou-se despertar o interesse dos alunos do 7º ano pela astronomia, e demais ciências relacionadas, proporcionando uma forma agradável e interactiva de complementar, apoiar, e consolidar as matérias abordadas nos programas.
Nesta visita ao universo abordaram-se diversos assuntos tais como o movimento de rotação da Terra a partir da observação da rotação aparente da esfera celeste; a identificação da estrela polar e a medição da latitude no hemisfério norte; as fases da Lua: eclipses e marés; os movimentos aparentes dos planetas e suas órbitas; a translação terrestre e consequências no céu nocturno; as constelações do zodíaco e seu significado astronómico; as estrelas: cores e relação com a temperatura superficial; a identificação da Via Láctea e galáxia de Andrómeda; a eclíptica e o equador celeste; determinação das estações do ano: equinócios e solstícios, entre outros.