quarta-feira, 28 de abril de 2010

VIVER DE PÉ - Exposição de Bengalas do Museu Municipal Santos Rocha



No dia 30 de Março de 2010, tive conhecimento de uma exposição sobre Bengalas, aberto ao público no Museu Municipal Dr. Santos Rocha, na Figueira da Foz.

Aqui, apresento um breve comentário, expressando a minha opinião e alguns (os principais) conhecimentos por mim adquiridos durante a visita.

A exposição, de nome “Viver de Pé”, apresenta uma vasta colecção de Bengalas, pertencente em tempos, ao Conde de Vinhó e Almedina (um grande coleccionador Figueirense), e mais tarde, doadas ao Museu.

As bengalas expostas são, na sua maioria, oriundas do século XX e eram usadas especialmente em serviços militares ou pela própria realeza (por exemplo, em Angola, na África Ocidental).

Podem passar por acessórios de moda, sinais de beleza e educação, mas também como um símbolo de posse/poder, instrumento de conquista e de comunicação.

No processamento de fabricação de uma bengala, começa-se por se retirar ripas de 1,20m de uma prancha de madeira; coloca-se a extremidade da ripa numa panela de água a ferver, para ser dobrada e moldada; depois dos moldes retirados, a ripa está já pronta a ser trabalhada, por artesãos especialistas na matéria.

As bengalas são quase todas constituídas pelo corpo em madeira (ou cana) e a ponteira em ferro, latão, arame, chifre ou aço. Antigamente, eram decoradas com alguns motivos étnicos (através de tecidos ou missangas) ou simplesmente com alguns desenhos e diversos formatos; por vezes, eram também aplicados materiais ricos, como o ouro, o marfim, ou a prata.

Achei esta exposição muito bem organizada e acessível a qualquer classe etária. Iniciativas como esta são óptimas, na medida em que se expõem consideráveis colecções desconhecidas do público em geral.

Marta Azevedo

30/Março/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário