No dia 14 de outubro, pelas 18.30, os pais e encarregados de educação dos alunos da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho puderam assistir à sessão “Escolhas alimentares informadas; rotulagem”. De igual modo, nos dias 15 e 16, decorreram sessões destinadas, desta vez, aos alunos do 7.º ano de escolaridade.
Estas sessões, inscritas no âmbito do dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de Outubro, realizaram-se online. Foram dinamizadas pelo Núcleo de Nutrição da URAP – Centro de Saúde da Figueira da Foz – ACeS Baixo Mondego em parceria com a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho e o Município da Figueira da Foz e integram-se nas diversas sessões de educação para a saúde, previstas para toda a comunidade educativa. Trata-se, pois, da primeira de muitas outras sessões que serão dinamizadas por estas entidades, ao longo do ano letivo, com a finalidade de ajudar cada um de nós a fazer escolhas alimentares mais informadas e reduzir o desperdício.
Convém lembrar que, no ano que abre a Década de Ação para o Cumprimento dos Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), comemoramos o dia Mundial da Alimentação com o tema “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos.”
O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 2 frisa a necessidade de alcançar a segurança alimentar melhorando o acesso a alimentos nutritivos através de sistemas alimentares sustentáveis. Há ainda muito por fazer, podendo cada um de nós ajudar na concretização da visão de um mundo sem fome nem desnutrição.
Em tempos de pandemia da COVID-19, não devemos permitir que os hábitos sustentáveis sejam esquecidos. Devemos todos fazer um esforço para manter escolhas alimentares saudáveis e combater o desperdício alimentar.
“Juntos, podemos cultivar, alimentar, preservar o nosso mundo.”