São Valentim na Escola
No passado dia 14 de fevereiro, a escola viveu momentos de grande emoção em que os sentimentos estiveram ao rubro. Pela manhã, um grupo de alunos brindou a comunidade com um explosivo e “espontâneo” momento de dança. Este “flashmob” foi muito participado, revelando o grande dinamismo da atual Associação de Estudantes. A comunidade educativa pôde também visitar uma exposição com mensagens alusivas ao dia de S. Valentim, em diversas línguas. Esta ocorreu na biblioteca da escola e foi promovida pela mesma, pelo Departamento de Línguas e pelo PESES.
No dia seguinte, teve lugar um “Encontro com….Luisete Baptista”, em que a escritora (que já foi professora na nossa escola) deambulou pela literatura epistolar de amor. Seguiu-se um “chá com afectos” partilhado pelos presentes.
Ao longo da sessão, foi realizada uma apresentação de powerpoint, de que se pode extrair do mundo dos afetos a mística que ele tem. Entre os slides foram apresentados dois textos, um com o título de “Correio” de Manuel Alegre e outro “Carta de Carlos a Joaninha” de Almeida Garrett, extraída da obra Viagens na minha terra em que é utilizada a metáfora “ os olhos são o espelho da alma".
De seguida, foram divulgadas fotografias alusivas ao tema do amor, com o título “Declarações de amor”, em que também se incluíam os poemas “O meu destino disse-me a chorar”, “Não posso adiar o amor…” , “Ai flores, ai flores do verde pino.” e “Que soidade de mha senhor ei.”, num percurso pela literatura portuguesa.
Por fim, no dia 16 de fevereiro, esteve patente na biblioteca escolar, uma exposição de “lenços de namorados”.
Ana Margarida Torres 7ºA
Victoria Calvete 10G