quarta-feira, 14 de outubro de 2015

António Tavares vence Prémio Leya



    António Tavares  recebeu, na passada terça-feira, o  Prémio Leya 2015, pelo romance O Coro dos Defuntos
       Já, em 2013, o autor figueirense havia ficado entre os finalistas.
    Desta vez, o júri rendeu-se ao talento deste escritor que, além de professor do ensino secundário na nossa Escola, desempenha atualmente as funções de vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz. 
    Este prémio é tão somente o galardão de maior valor pecuniário - 100 mil euros - para romances inéditos em literatura de expressão portuguesa.
    O Sinal felicita o professor / escritor António Tavares e formula votos para que este prémio o inspire a novos textos.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Dia do Diploma





Decorreu, no dia 2 de outubro, pelas 18 horas, no CAE da Figueira da Foz, a cerimónia de entrega de diplomas aos alunos que concluíram o ensino secundário. Foram também entregues os prémios de mérito aos alunos dos Quadros de Valor (alunos com média de 4,5 e os 4,9 no 3º ciclo e de 16 e 17,9 valores no secundário) e aos dos Quadros de Excelência (alunos com média de 5 no 3º ciclo e igual ou superior a 18 valores no secundário).
O discurso de abertura coube ao Presidente do Conselho Geral, Dr. João Santos, seguindo-se as intervenções do Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos e do Vereador da Educação, Dr. António Tavares. Integraram ainda a mesa, o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola, Dr. Rascão Marques e a Presidente da Associação de Alunos, Rita Silva.
Os alunos foram chamados ao palco pela Vice-diretora da Escola, Dra. Isabel Martinho. No total, receberam o diploma de 12º ano mais de 200 alunos. Já em relação aos prémios de mérito (valor e excelência) o número ascendeu a 220, resultado de que muito orgulha toda a comunidade escolar. Foram ainda distinguidas as duas melhores alunas do 12º ano: do ensino regular, Ana Isabel Romeiro, que terminou o curso de Ciências e Tecnologias com média de 20 valores, e do ensino profissional Diana Isabel Bento, que concluiu o Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, com 17 valores.
A cerimónia contou com a participação de um elevado número de alunos, pais e professores. Mais uma vez, foram muitos os aplausos e calorosas as palavras de incentivo dirigidas aos nossos jovens.

 Da esquerda para a direita:  Dr. Rascão Marques, Dr. António Tavares,   Dr. João Santos, Dr. Carlos Santos e Rita Silva
Quadro de Valor e  Excelência  do 7º ano
Quadro de Valor e  Excelência  do 8º ano




















Quadro de Valor e  Excelência  do 9º ano



Quadro de Valor e  Excelência  do 10º ano


Quadro de Valor e  Excelência   do 11º ano


Quadro de Valor e  Excelência  do 12º ano







Diana Isabel Bento

Afonso Pereira, 8ºD
Diogo Nogueira, 8ºD


Joaquim de Carvalho homenageia Ramalho Ortigão


 
Concurso literário “Farpíadas”

Este ano, a 26 de setembro, completa-se um século sobre a morte do escritor Ramalho Ortigão e, como forma de evocar e homenagear o (por vezes, esquecido) autor de “As Farpas”, o Departamento de Línguas Clássicas e Românicas da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho organizou um concurso que intitulou de “Farpíadas”, destinado aos alunos do ensino secundário do nosso concelho, que contou com o patrocínio da Câmara Municipal.
Os concorrentes escreveram as suas “farpas” dirigidas, como é óbvio, à nossa atualidade.
O júri, constituído por um grupo multidisciplinar de professores da escola promotora do concurso, atribuiu duas menções honrosas às concorrentes: Maria Beatriz Duque Fernandes, da Escola Dra. Cristina Torres e Joana Maria Paiva Rebola, da Escola Dr. Joaquim de Carvalho.
Lembremos que Ramalho Ortigão era um reconhecido admirador da beleza da nossa cidade, escrevendo sobre ela “Batida do grande mar, tendo à direita a bonançosa baía de Buarcos e à esquerda os rochedos em que assenta o castelo de Santa Catarina, que defende a foz do Mondego, a vila da Figueira oferece aos banhistas incomparáveis condições.”