quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Dia Mundial da Música



Amanhã, 1 de outubro, celebra-se o dia Mundial da Música. 
Música, uma companhia mágica,
uma arte que nos fascina e encanta.

Um dia a comemorar!










quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Joaquim de Carvalho coloca 94,3% dos alunos no ensino superior



73% na 1ª e 2ª opções

Dos 175 alunos da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho que se candidataram ao ensino superior, 165 (94,3%) foram colocados na 1ª fase de candidatura ao ensino superior, sendo que deste universo 50% entraram na 1ª opção e 23% na 2ª.
Os cursos que mereceram a preferência dos alunos foram Engenharia Informática e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores com 14 entradas, Gestão com 11, Enfermagem com 8, Ciências Farmacêuticas com 7, Economia com 6, Medicina com 5 e Arquitetura também com 5.
Quanto à preferência dada aos estabelecimentos de ensino superior, esta recaiu claramente sobre a Universidade de Coimbra, em especial a Faculdade de Ciências e Tecnologia com 23 alunos, seguida da Universidade de Aveiro com 10, o Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra com 10 e a Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico com 9.
Os cursos profissionais também merecem nota positiva. Dos 20 alunos matriculados no Curso Profissional de Informática de Gestão concluíram 19 e no Curso Profissional de Multimédia concluíram 16. Três alunos deste curso candidataram-se ao ensino superior e ingressaram no Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

Estes resultados são francamente positivos e, se são motivo de orgulho para a Joaquim de Carvalho, também o são para o concelho, na medida em que são o culminar de um trabalho da Escola, mas também de muitas outras do concelho que foram formando estes alunos nos níveis de ensino precedentes.

1100 alunos abrem o ano na Joaquim de Carvalho



Abertura do ano letivo
No dia 15 de setembro, arrancou oficialmente o ano letivo na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho com as receções aos alunos e encarregados de educação. As atividades letivas iniciaram-se no dia 21 de setembro, 2ª feira.
Com um universo aproximado de 1100 alunos, 100 docentes e 30 assistentes técnicos e operacionais, a escola tem um total de 40 turmas, entre 3º ciclo e secundário. No secundário, estão a funcionar os cursos de Ciências e Tecnologias, Artes Visuais, Línguas e Humanidades, Ciências Socioeconómicas e os Profissionais de Técnico de Equipamentos Informáticos e de Técnico de Informática de Gestão.

Renovação do Contrato de Autonomia
A 27 de agosto, em Lisboa, foi assinada a renovação do contrato de autonomia, entre a Escola e o Ministério da Educação, para o triénio 2015/2018, cujos objetivos e compromissos se mantêm os mesmos, em linhas gerais.


Resultados do ano letivo 2014-2015
No que diz respeito ao passado ano letivo, os resultados cumpriram e superaram o acordado no Contrato de Autonomia, quer no que respeita à taxa de abandono, que foi de 0%, quer no tocante aos resultados. No 3º ciclo, a taxa de sucesso foi de 98,82%, com 97,64% de positivas a Português, 89,68% de positivas a Matemática e 96,76% de positivas a Inglês.

No ensino secundário, a taxa de transição do 10º para o 11º ano foi de 92,63%, do 11º para o 12º foi de 88,67%; a taxa de aprovação nas disciplinas das Ciências Experimentais sujeitas a exame nacional foi de 94,7% a Físico-Química A e de 99,07% a Biologia e Geologia. A taxa de aprovação no ensino secundário foi de 84,18%.