quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cerimónia de Entrega do Prémio de Escola-Mérito Institucional 2014 Joaquim de Carvalho de Parabéns

Na passada segunda feira, 28 de abril, pelas 15h00, realizou-se em Lisboa, no teatro Thália, a cerimónia de entrega do Prémio de Escola-Mérito Institucional 2014, prémio atribuído à nossa escola,pelo Ministério da Educação e da Ciência.


Nesta cerimónia a escola esteve representada pelo diretor, Carlos Santos, pelo presidente do conselho geral, João Santos, pela presidente da associação de estudantes Glória Pereira, pela representante da gestão intermédia, Lurdes Moreira e por Elisa Matos, uma das docentes distinguidas com o Prémio de Louvor Individual. Os restantes Prémios de Louvor Individual foram atribuídos a Lurdes Carvalho, coordenadora dos diretores de turma, e a Fátima Pereira, responsável pelos serviços especializados de apoio educativo.


A nível nacional, este ano, o júri decidiu por unanimidade apenas distinguir três escolas com o Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014. Assim, distinguiu a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho - Figueira da Foz, pela área geográfica do Centro, a par de outra da região Norte e outra da região de Lisboa e Vale do Tejo.

 Este prémio, que vai na sua segunda edição, visa reconhecer a excelência dos estabelecimentos de ensino e dos envolvidos no processo educativo, do pré-escolar ao secundário e é atribuído anualmente, a escolas públicas e privadas que, no ano letivo transato, tenham promovido de forma meritória todas ou a maior parte das seguintes missões da escola:

Exibindo Capturar.PNGa) O sucesso dos alunos;
b) A qualidade da aprendizagem;
c) O desenvolvimento do ensino experimental das ciências;
d) A criatividade aplicada nas ciências sociais;
e) A difusão e fortalecimento do interesse pelas artes;
f) O desenvolvimento de projetos relevantes;
g) A diminuição do insucesso escolar e do abandono precoce;
h) A existência de um plano interno de formação;
i) A colaboração com a comunidade educativa;
j) A participação ativa dos encarregados de educação;
k) A integração e formação de novos professores;
l) A difusão de boas práticas educativas.

Estão de parabéns todos os Docentes e Não Docentes, Alunos e Encarregados de Educação!

Clube de jornalismo


segunda-feira, 28 de abril de 2014



Joaquim de Carvalho conquista Prémio de Escola 2014

A Escola Joaquim de Carvalho foi distinguida, pelo Ministério da Educação, com o Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014.
Este prémio, que vai na segunda edição, visa reconhecer a excelência dos estabelecimentos de ensino e dos envolvidos no processo educativo, do pré-escolar ao secundário e é atribuído anualmente, um por cada área geográfica, a escolas públicas e privadas que, no ano letivo transato, tenham promovido de forma meritória todas ou a maior parte das seguintes missões da escola: sucesso dos alunos, qualidade da aprendizagem, desenvolvimento do ensino experimental das ciências, criatividade aplicada nas ciências sociais, difusão e fortalecimento do interesse pelas artes, desenvolvimento de projetos relevantes, diminuição do insucesso escolar e do abandono precoce; existência de um plano interno de formação, colaboração com a comunidade educativa, participação ativa dos encarregados de educação, integração e formação de novos professores e difusão de boas práticas educativas.
A nível nacional, este ano, o júri decidiu por unanimidade apenas distinguir três escolas com o Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014. Assim, distinguiu a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho - Figueira da Foz, pela área geográfica do Centro, a par de outra da região Norte e outra da região de Lisboa e Vale do Tejo. O presidente do júri, Guilherme d’Oliveira Martins – presidente do Tribunal de Contas – justificou não ter premiado escolas do Alentejo e Algarve pelo facto de estas não terem atingido o limiar mínimo para obter os galardões.
A candidatura da Joaquim de Carvalho destacou as linhas orientadoras da sua missão: os resultados dos alunos como a mais relevante afirmação do trabalho desenvolvido, com níveis de sucesso muito acima das médias nacionais; a reduzida taxa de abandono, como reflexo de uma política de apoio e recuperação do insucesso; a aposta nas ciências experimentais, com o apetrechamento dos laboratórios e a diversificação de estratégias pedagógicas; o investimento transversal nas ciências sociais, como área determinante numa formação integral dos alunos; as artes como incentivo à criatividade; o direcionar da sua missão para a comunidade com projetos criativos e empreendedores; o investimento na relação com os encarregados de educação e a atualização e integração dos quadros.
O Diretor da escola louva o desempenho de todos os docentes, assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos especializados e alunos dos vários anos de escolaridade e cursos, enquanto inestimável contributo para a atribuição do Prémio Escola à Comunidade Joaquim de Carvalho.

quarta-feira, 23 de abril de 2014


      Hoje, às 11:40, enquanto escrevíamos uma composição na aula de inglês, fomos surpreendidos com o som da música "Grândola Vila Morena". Tratava-se do sinal para nos dirigirmos para o exterior do edifício onde nos aguardava uma reconstituição do "Comunicado das Forças Armadas" proferido por um grupo de alunos. 
     Ainda no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de abril, teve também, hoje à tarde, lugar um debate aberto a toda a comunidade escolar.
      Amanhã, durante o 1º intervalo da manhã,decorrerá um recital de poesia no bar da escola. 
     Durante esta semana, estão patentes ao público  várias exposições alusivas à Revoluçao dos Cravos: junto às escadas de acesso ao túnel da biblioteca escolar, a exposição de "Fotografias de Abril"; na BE, a exposição "A Cantiga é uma Arma" e no átrio da escola, a exposição "Aproximações a Abril".



« Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade»
 
Joana Silva, 8ºC
Duarte Silva, 8ºB
Ana Amaro, 9ºA