quarta-feira, 30 de outubro de 2013

À Conversa com a professora Odete Albergaria

 
Quando era pequena, queria ser professora?

 Possivelmente como vocês agora, quando era pequena, não pensava muito no que queria ser quando fosse grande. Na verdade, ficava até  um pouco nervosa sempre que os professores abordavam essa questão. E ficava ainda mais nervosa quando diziam que eu e os meus colegas, jovens de então, seriamos os responsáveis pelas decisões a tomar pela comunidade e pelo país, no futuro.

  Durante quantos anos foi professora?

39 anos. 21 destes 39 anos foram passados na escola Joaquim de Carvalho, onde muito gostei de trabalhar.

  Que escolas a marcaram mais, porquê?

Todas as escolas me marcaram, de uma maneira ou de outra. Apesar de tudo, ensinei  em poucas escolas, apenas 6,  para uma carreira relativamente longa. No entanto, todas  elas me colocaram desafios, a que procurei responder com verdade e empenho. Talvez duas delas, a Escola  Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes de Macau e a Escola Joaquim de Carvalho, tenham sido as duas que mais me marcaram. A primeira pelas diferenças culturais e a segunda porque foi aquela onde ensinei mais tempo e onde tive a oportunidade de desempenhar funções muito diferentes.

  Do que gostava mais na profissão de professora?

Do desafio de ensinar novos alunos,  tão diferentes entre si,  do contato diário com a comunidade  escolar e educativa.

   E do que gostava menos?

De quando tinha de me levantar cedo de manhã, especialmente à 2ª feira. Tinha sempre medo de adormecer e perder as aulas.

  Se não tivesse tido esta profissão, que outra teria escolhido?

Hoje, estou convencida de que qualquer profissão é  boa. O importante é entender o nosso papel aqui e no mundo de hoje e assumir uma atitude proactiva na prossecução de objetivos comuns.

  Quantos anos esteve ligada à direção da nossa escola?

15 anos.

  O que recorda desses anos?

Coisas muito positivas. O trabalho em equipa com pessoas muito empenhadas, em clima estimulante de amizade e solidariedade. O debate de ideias. o desafio da construção de documentos da escola  - regulamento interno, projeto educativo, projeto curricular, contratos de autonomia, planos de atividades, plano de melhoria, entre muitos outros. A mobilização da comunidade escolar na procura de soluções.  As nossas realizações, as Jornadas  Culturais. Os sorrisos dos nossos alunos, que entram  quase crianças e saem jovens preparados para enfrentar os desafios da vida.

  Houve alguma situação marcante na sua carreira?

Houve várias e todas deixaram marcas, umas conscientes outras nem tanto. A que mais me marcou pela diferença foi a decorrente dos  6 anos que passei na China, mais propriamente em Macau, onde ensinei  Língua e Cultura Portuguesa, numa escola de língua veicular chinesa. Imersa numa cultura muito diferente, a adaptação não foi nada fácil, especialmente nos primeiros três meses. Apesar disso, os efeitos e o fascínio dessa experiência perduram até hoje.

  Qual é o seu ídolo?

Não tenho ídolos no sentido que,  comummente, se dá a esta palavra. Admiro algumas pessoas pela sua capacidade de espalhar o bem sem olhar a quem, de trabalhar com empenho para o bem de todos, sem procurar a fama e o reconhecimento. Algumas  são famosas mas outras nem por isso - são pessoas comuns com as quais convivemos no dia a dia.

  Tem algum lema de vida? Qual?

Sim, acredito na essência do ser humano e na sua capacidade de fazer o bem.

Acredito no sucesso baseado no trabalho, disciplina, exigência e rigor.

  Quer deixar alguma mensagem para o Sinal?

Continuem, interpretem o sentido e a vontade da comunidade e disso deem testemunho através do nosso jornal.






 Ana Cristina Silva
 Duarte Silva
 Guilherme Marques
 Jéssica Henriques

A Portugal

   Graça Alves é professora de Português e encontra-se, pela primeira vez, a lecionar na nossa escola. O soneto que se segue, de sua autoria, foi publicado no Diário de Coimbra de 23 de outubro.

Joana Silva 8ºC

Catarina Pena 8ºC

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

“Muralhas de Elsinore” na Escola









A nossa escola teve o prazer de receber, numa sessão organizada pela Bibioteca Escolar e pelo Clube de Jornalismo, parte do elenco da peça “As Muralhas de Elsinore” de Hugo Barreiros, a ir à cena este sábado, dia 26 de outubro, pelas 21.30, no CAE. A encenação é da responsabilidade do figueirense e ex-aluno da Joaquim de Carvalho, Miguel Babo.
O Clube de Jornalismo entrevistou os jovens e promissores atores Rodrigo Trindade, Cláudia Barbosa e Marco Mendonça,  que explicaram a sua paixão pela arte de representar.
Não podes perder, este sábado, “As Muralhas de Elsinore”!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Projeto de Promoção de Educação para a Saúde e Educação Sexual



O novo ano escolar teve o seu início e a equipa do projeto PESES vem informar a comunidade educativa sobre o seu projeto de trabalho para o corrente ano escolar.
Tal como decorreu o ano passado, a equipa PESES vai desenvolver um conjunto de atividades em cooperação com os Coordenadores dos Diretores de Turma do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, os Conselhos de Turma e respetivos P.C.T, os departamentos curriculares, a associação de estudantes, o Clube de Jornalismo, os Serviços de Psicologia e Orientação, os assistentes operacionais, a Biblioteca Escolar, os Pais / encarregados de educação, a Associação de Pais, a Associação Fernão Mendes Pinto; INEM, o Instituto Português do Sangue e a Polícia Judiciária de Coimbra, o CAT e a associação Abraço entre outros, pretendendo-se acima de tudo atingir os objetivos mais relevantes do projeto versando a questão da alimentação e atividade física, o consumo de Substâncias Psicoativas, a sexualidade (Projeto de Educação Sexual – Lei 60/2009 e Portaria 196-A/2010), as infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH – SIDA (Projeto de Educação Sexual – Lei 60/2009 e Portaria 196-A/2010) e a violência em meio escolar.
De referir que este será desenvolvido num conjunto de atividades que serão calendarizadas ao longo do ano e que versarão temáticas que pretendem responder aos objetivos acima expostos, quer nas turmas do terceiro ciclo, quer nas turmas do ensino secundário. De lembrar que se mantém aberto o Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno - (GUIAA-TE), e que muito brevemente apresentará um horário de funcionamento para que todos os alunos interessados possam ali expor, trocar, partilhar e receber informações e experiências. De registar a presença nas primeiras sextas-feiras de cada mês da Equipa de Saúde Escolar, entre as 14 e as 15 horas no gabinete do GUIAATE, constituída por uma médica e duas enfermeiras. Também salientar a criação do Clube de Saúde, que será dinamizado pelas enfermeiras da equipa de saúde escolar, as quais apresentarão em breve o horário de funcionamento.
Ainda durante o primeiro período será recolocado na página da escola o site do nosso projeto PESES, onde todos poderão aceder para consulta e participação para que todos nós tenhamos a oportunidade de trocar ideias e experiências e ao mesmo tempo apresentar as atividades e projetos decorrentes do trabalho dos alunos e da equipa.
  A equipa do PESES
 

Escola comemorou Dia Mundial da Música

Ao iniciar-se o mês de outubro, dedicado às Biblioteca Escolares, a equipa da BE da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, em colaboração com a Associação de Estudantes, comemorou o Dia Mundial da Música.
Um grupo de alunos atuou no bar da escola durante o intervalo da manhã.

Integrado no tema deste ano, "Bibliotecas Escolares: portais para a vida", irá decorrer ao longo do mês, tal como nos anos letivos anteriores, a formação de utilizadores para alunos e professores, assim como, a realização de workshops.



Prof. Júlia Seiça

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dia do Diploma


Na passada sexta-feira, dia 27 de setembro, pelas seis horas, decorreu, no CAE, a calorosa cerimónia de entrega dos diplomas aos 169 alunos que concluíram o ensino secundário (12ºano) e dos 191 diplomas aos quadros de valor e quadros de excelência de todos os anos escolares.

O grande auditório encheu-se para, num ambiente de festa e orgulho, receber alunos, pais, encarregados de educação, professores e amigos desta comunidade.

A mesa era constituída pelo presidente da Câmara Municipal, Dr. João Ataíde, pelo diretor da escola, Dr. Carlos Santos, pelo presidente do Conselho Geral, Dr. João Santos, pela representante dos encarregados de educação, Dr. Fernanda Neiva e pela representante dos alunos, Mariana Imaginário.

Do quadro de valor constavam os alunos do 3º ciclo com média final entre 4,5 e 4,9 e os alunos do secundário com média final entre 16 e 17,9 valores.

O quadro de excelência incluía os alunos do 3ºciclo com média final de 5 e os alunos do secundário com média final entre 18 e 20 valores.

É de realçar a importante parceria com a Caixa Geral de Depósitos, representada por Dra. Elisabete Roma, que entregou os diplomas de mérito à melhor aluna do ensino profissional, Diana Godinho, com média de 18 valores e às melhores alunas do ensino regular, Ana Lé e Carolina Monteiro, com média final de 19,6 valores.

No decorrer da cerimónia, pudemos ainda assistir às brilhantes atuações de Nuno Oliveira e de Mariana Imaginário, ambos alunos da nossa escola.

A cerimónia terminou com a expressiva leitura de um texto de José Luís Peixoto, realizada pelo ex-aluno e ex-presidente da Associação de Estudantes, Bernardo Beja.

Que este encontro sirva de inspiração para todos aqueles que diariamente constroem a nossa escola.
 


 
 
Ana Margarida Torres, nº2, 9ºA
Rita Almeida, nº23, 9ºA
Vera Caldeira, nº27, 7ºA

BI dos Colaboradores

B.I dos colaborados do sinal


Nome: Ana Amaro
Data de nascimento: 10/02/1999
Naturalidade: Coimbra
Passatempo (s): Bodyboard, ouvir música, ler, ir ao cinema, tocar piano
Prato favorito: Esparguete à bolonhesa
Animal de estimação: Gata (Kikas)
Cor favorita: Azul
Tipo de música: Pop, rock
Um desejo: Ir a Las Vegas
Uma qualidade: Simpática
Um sonho: Ser imortal
 Nome: Ana Margarida Torres
Data de nascimento: 01/11/1999
Naturalidade: Figueira da Foz
Passatempo (s): Ler, dançar, ver televisão, ir ao computador
Prato favorito: Arroz de atum (da minha mãe)
Animal de estimação: Cadela (Minnie Mel)
Cor favorita: Amarelo
Tipo de música: Pop
Um desejo: Aprender a surfar
Uma qualidade: Boa amiga
Um sonho: Dar a volta ao mundo

Nome: Catarina Pena
Data de nascimento: 22/04/2000
Naturalidade: Coimbra
Passatempo (s): computador, dançar, ver TV, ouvir música…
Prato favorito: Pizza
Animal de estimação: (nenhum)
Cor favorita: Cor-de-rosa choque
Tipo de música: Pop, clássica
Um desejo: Nunca perder os meus melhores amigos
Uma qualidade: Boa amiga
Um sonho: Ser feliz

Nome: Joana Silva
Data de nascimento: 25/04/2000
Naturalidade: Figueira da Foz
Passatempo (s): Andar de bicicleta
Prato favorito: Raia, tamboril e lasanha
Animal de estimação: Cão (Simba) e 2 gatos (Charlie e Pipoca)
Cor favorita: Azul-turquesa
Tipo de música: Pop
Um desejo: Abrir a minha própria clínica
Uma qualidade: Boa ouvinte
Um sonho: Dar uma volta ao mundo

Nome: João Lima
Data de nascimento: 27/08/1999
Naturalidade: Figueira da foz
Passatempo (s): Natação
Prato favorito: Lasanha
Animal de estimação: Xoné (cão)
Cor favorita: Azul
Tipo de música: Pop rock
Desejo(s): Conhecer o meu ídolo
Uma qualidade: Bom amigo
Um sonho: Voar
Nome: Rita Almeida
Data de nascimento: 30/05/1999
Naturalidade: Figueira da Foz
Passatempo (s): Computador, dançar, ver televisão, ouvir música
Prato favorito: Arroz de atum (do meu tio)
Animal de estimação: Peixes
Cor favorita: Azul e roxo
Tipo de música: Pop e clássica
Desejo (s): Formar-me em dança (clássica ou contemporânea) e conhecer os meus ídolos
Uma qualidade: Sempre feliz
Um sonho: Ir viver para Londres, arranjar lá trabalho e formar família.
Nome: Duarte Silva
Data de nascimento: 11/03/2000
Naturalidade: Figueira da Foz
Passatempo (s):Tocar piano, flauta transversal, tocar guitarra, cantar, estar com amigos
Prato favorito: Sushi
Animal de estimação: Peixe
Cor favorita: Azul e laranja
Tipo de música: Pop, clássica e rock
Desejo (s): Viajar pelo mundo
Uma qualidade: Ser feliz
Um sonho: Ir viver para Inglaterra e formar uma família

Nome: Anatilde Gomes
Data de nascimento: 30/07/1965
Naturalidade: Figueira da Foz
Passatempo (s): Ler, passear, brincar e conviver
Prato favorito: Canja, caldo verde, arroz-doce, línguas de bacalhau panadas com arroz de grelos e raviolli
Animal de estimação: Júlio (um peixe)
Cor favorita: Verde
Tipo de música: Pop
Desejo (s): Viver
Uma qualidade: Ser alegre
Um sonho: Ser feliz
 

Nome: Heloísa Cordeiro
Data de nascimento: 8/11/1959
Naturalidade: Oliveira de Hospital
Passatempo (s): Ler, ver filmes
Prato favorito: Cataplana de ameijoas
Animal de estimação: Não tem
Cor favorita: vermelho
Tipo de música: clássica, pop
Desejo (s): Ser feliz
Uma qualidade: persistência
Um sonho: poder arranjar tempo para pintar
 
Nome: Catarina Gomes
Data de nascimento: 23/04/1999
Naturalidade: Figueira da Foz
Passatempo(s): Passear e ouvir música
Prato favorito: Bacalhau à Brás
Animal de estimação: Cão ( Flash)
Cor favorita: Amarelo e Laranja
Tipo de música: Pop
Desejo(s): Ser feliz
Uma qualidade: Simpática e amiga
Um sonho: Ir de férias a Nova York

Nome: Vera Caldeira
Data de nascimento: 08/01/2001
Naturalidade: Ecublens
Passatempo(s): Dançar, ler, estar no computador 
Prato favorito: Bifinhos à Champignon
Animal de estimação: Cadela (Killa)
Cor favorita: Azul e roxo
Tipo de música: Tudo um pouco
Desejo(s):  Ser feliz
Uma qualidade: Simpática
Um sonho: Voar

Nome: Carolina Costa
Data de nascimento: 25/05/1999
Naturalidade: Figueira da Foz
Passatempo(s):
Prato favorito: Lasanha
Animal de estimação: Gato (Emílio Rufino)
Cor favorita: Laranja
Tipo de música: Pop
Desejo(s): Conhecer os meus ídolos
Uma qualidade: Amiga e divertida
Um sonho:  Ir a Tailândia


 
 
Joana Silva 8ºC
Duarte Silva 8ºB