quinta-feira, 29 de março de 2012

DELF scolaire 2012

A nossa escola vai, pela primeira vez, proporcionar aos seus alunos a realização do DELF scolaire, nos dias 14 e 15 de maio.

O DELF é um Diploma de Estudos em Língua Francesa emitido pelo Ministério Francês da Educação e reconhecido no mundo inteiro. A aplicação do exame para obtenção do respetivo diploma oficial, em Portugal, está a cargo da Alliance Française. O DELF scolaire destina-se apenas ao público escolar, devendo a inscrição dos alunos ser feita através da respetiva escola.

Este diploma certifica as competências dos alunos dos ensinos básico e secundário a nível das compreensões oral e escrita e das produções oral e escrita, ao nível do quadro europeu comum de referência para as línguas da União Europeia, nos primeiros 4 níveis de dificuldade da língua francesa (A1, A2, B1, B2). O exame é constituído por uma prova escrita coletiva e uma prova oral individual, de acordo com o nível a que o aluno se pretende candidatar.

Este diploma destina-se aos alunos que pretendem certificar internacionalmente as suas competências em língua francesa e/ou que queiram enriquecer o seu currículo. A certificação DELF é uma mais-valia para o curriculum vitae dos alunos que pretendam candidatar-se a um estágio ou a um emprego em que a língua francesa seja requerida, pois é um diploma reconhecido internacionalmente, nomeadamente pelas universidades francesas (onde são exigidos os níveis B1 e B2), empresas francesas, multinacionais e até empresas nacionais, que também selecionam currículos pelo domínio de línguas estrangeiras dos seus candidatos.

A informação foi divulgada pelos professores de francês, nas aulas, projetada em espaço escolar comum e publicada na página da escola (http://www.esjcff.pt/home.html ). Os alunos foram unânimes em considerar que num mundo cada vez mais competitivo, e perante o relevo que a França assume na conjuntura económica atual, esta é uma oportunidade de enriquecimento pessoal e do currículo que deve ser valorizada. Todos reconhecem a importância do papel da escola na orientação dos seus alunos para o sucesso.

A adesão dos alunos na nossa escola ultrapassou as expectativas, atingindo as 48 inscrições (37 para o nível A1, 10 para o nível A2 e 1 para o nível B1). Dado o elevado número de participantes, a escola disponibilizou-se para receber nas suas instalações a aplicação do exame, para maior conveniência dos seus alunos.

O programa de Francês e as aulas desta disciplina preparam naturalmente os alunos para este efeito. No entanto, uma vez que esta é uma situação nova na escola, ao longo dos meses de abril e maio, haverá aulas de preparação (extra) para estes exames, na sala polivalente da Biblioteca, às terças e quartas das 13h50 às 14h25.

Bonne chance!

Profª Teresa Rosa

segunda-feira, 26 de março de 2012