quarta-feira, 30 de março de 2011

Visita de Estudo à Corunha- 25 e 26 de Março

Na passada sexta-feira, dia 25 de Março, as turmas C e E do 11º ano realizaram uma vista de estudo à Galiza, no âmbito das disciplinas de Filosofia, História, Geografia e Biologia. Os alunos partiram da nossa escola por volta das 8h:20 e a primeira paragem foi já em Vigo, para o almoço. Visitaram o Museu do Povo, onde tiveram oportunidade de ver instrumentos agrícolas e de pesca, tradições e vestuário antigos. A terceira paragem ocorreu em Santiago de Compostela onde visitaram a Basílica. Ainda em Santiago, jantaram e pernoitaram no Hotel do Gozo. Na manhã seguinte, partiram para a Corunha. Aí visitaram o Aquário Finisterra, degustaram comida típica, prosseguindo com visitas ao Planetário, ao Museu das Ciências e à Exposição de Darwin. Foram dois dias enriquecedores e de agradável convívio.



Ana Costa 11º C
Carla Rodrigues 11ºE

Participação da escola na Sessão Regional do Parlamento dos Jovens 2011

No passado dia 22 de Março, a nossa escola esteve representada na Sessão Regional do Parlamento dos Jovens de 2011, que teve lugar em Miranda do Corvo, com os nossos dois deputados Ana Madalena Leitão e Jonatas Rodrigues. A sua participação foi bastante positiva, nos trabalhos de defesa do Projecto de Recomendação da nossa escola, bem como na eleição do Projecto de Recomendação do distrito de Coimbra, onde evidenciaram bons atributos argumentativos o que levou a que este projecto final surgisse com vária alterações propostas pelo círculo de deputados onde estavam integrados os nossos representantes. F.Lopes

quarta-feira, 23 de março de 2011

Alunos participam em jogos matemáticos


Na passada sexta-feira, dia 18 de Março, 4 alunos da nossa escola, João Andrade do 7ºD,Nuno Frutuoso do 9ºA, Pavlo Domitrashchuk do 9ºA e Rui Cordeiro do 12ºE, participaram no 7º Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos, que tiveram lugar no ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa).
A participação da nossa escola enquadrou-se num conjunto de 577 escolas de todo o país.
Sara Silva, 8ºB
Catarina Oliveira, 8ºB

Veste-te para o Baile da Segunda República

Dia 7 de Abril, às 21 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho, o Baile da Segunda República espera por ti. Para ajudares a recriar o ambiente desta época, que se estende de 1926 a 1974, podes optar por um estilo ou trazer apenas um elemento sugestivo (uma flor, uma fita de cabelo, um colar, umas calças à boca-de-sino).


Propomos-te também participar no concurso par recriar uma personalidade daquele período.

Olha para as imagens que a seguir te apresentamos e inspira-te.




Ana Teresa Lontro 9ºA

Mariana Ramos 9ºA

Sara Jorge 9ºA

Projecto “Escolas do Futuro” da Joaquim de Carvalho entre os seis finalistas



No passado dia 19 de Março, em Lisboa, quatro alunos do 12º ano (de Ciências e Tecnologias e de Artes) da nossa Escola, acompanhados pelo Director da escola, Professor Carlos Santos, e supervisionados pela Professora Elisa Matos, defenderam o seu projecto "Escolas do futuro", promovido pela EPIS (Empresários Pela inclusão Social), a que se candidataram 29 escolas a nível nacional. Destas, foram seleccionadas seis, entre as quais a Joaquim de Carvalho.

Com este concurso a EPIS lança aos alunos de Portugal o desafio de imaginarem o futuro das suas escolas. Colocar os alunos no centro do debate da Educação é o objectivo desta iniciativa, que consiste na realização de trabalhos centrados na partilha da visão imaginada das escolas de futuro, respondendo à pergunta genérica: “Como será a Escola do Futuro?”. Os três principais critérios de avaliação são a adequação ao tema proposto, a qualidade das ideias apresentadas; a criatividade da comunicação e dos suportes utilizados.

Daniel Mendes, Jessica Vicente, Miguel Alípio e Rui Liceia defenderam, perante um júri composto por representantes das diferentes Direcções Regionais de Educação e pelo representante da EPIS, Diogo Simões Pereira, o projecto da nossa escola, assente numa apresentação vídeo, rodado ao som de uma canção da autoria dos alunos (letra e música), “Escola do Futuro”. Nele são apresentados os espaços da escola (após a requalificação) em consonância com a perspectiva pedagógica e social que determina a prática educativa deste estabelecimento de ensino.

A 6 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, as três melhores escolas apresentarão o seu projecto na 1.ª Conferência EPIS “Escolas de Futuro”. É elevada a expectativa relativamente à presença da nossa escola na fase final.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Jornadas Culturais 2011

Entre os dias 7 e 9 de Abril, vão realizar-se a 13ª edição das Jornadas Culturais da nossa escola. O tema a que as actividades vão estar subordinadas é ainda a comemoração do centenário da Implantação da República, concretamente a segunda República. De entre as muitas actividades programadas, destacamos a manhã desportiva, no dia 7, o baile da Segunda República, na noite do dia 7, a passagem de modelos, na manhã do dia 8, e o tradicional Sarau no dia 8. Chamamos também a atenção para o almoço de convívio.
Estas Jornadas ganham especial relevo pelo facto de se realizarem nas novas instalações da escola, fruto da requalificação a que esteve sujeita nos últimos dois anos. Por esse facto se convida toda a comunidade a visitar a escola nestes dias.

Gonçalo Coelho 7ºD
João Andrade 7ºD

Alunos do 11º ano vão a Sintra



No passado dia 10 de Março, 145 alunos do 11º ano, da nossa escola, deslocaram-se a Sintra, numa visita de estudo realizada no âmbito da disciplina de Português.
Esta visita de estudo foi dinamizada pelos professores de Português e contou com a colaboração de professores de outras disciplinas.
Os alunos, num contacto directo com a obra de Eça de Queirós, Os Maias, visitaram o Palácio da Pena, onde puderam contactar com o ambiente romântico e fizeram também o percurso queirosiano – Palácio da Vila, Hotel Nunes, Hotel Lawrence e Seteais.
Por fim, ainda houve tempo para ir comprar e saborear as famosas queijadas de Sintra.



Catarina Oliveira, 8ºB
Luísa Canário, 8ºB
Sara Silva, 8ºB

Acrobacias com Palavras









No dia 1 de Março, realizou-se na biblioteca da nossa escola a apresentação dos números 7 e 8 das “Acrobacias com Palavras” relativos aos anos lectivos 2008/2009 e 2009/2010. No evento estiveram presentes entidades como o Director da nossa escola, Dr. Carlos Santos, o Director do Casino Figueira, Dr. Domingos Silva, o Vereador da Educação da Educação, Dr. Carlos Monteiro, alguns alunos e professores e representantes da imprensa. Alguns alunos, autores dos textos, leram as suas produções. Os alunos Maria Santos e Daniel Mendes cantaram e tocaram algumas músicas que tornaram a sessão muito agradável.
As Acrobacias cim Palavras são especialmente importantes para dar a conhcer a todos as melhores produções escritas realizadas durante as aulas pelos alunos. É de notar que todos os textos foram ilustrados por alunos de Artes.


Ana Teresa Lontro 9ºA
Mariana Ramos 9ºA
Sara Jorge 9ºA

quarta-feira, 2 de março de 2011

O Dia da Astronomia

























O dia da astronomia realizou-se a 23 de Fevereiro e foi dirigido aos alunos do 7º ano de escolaridade. No interior de um planetário portátil os alunos puderam observar o céu nocturno e diurno com auxílio de um conjunto de três cilindros de projecção, assim como de imagens diversas para uma melhor compreensão dos temas focados.
Com esta iniciativa procurou-se despertar o interesse dos alunos do 7º ano pela astronomia, e demais ciências relacionadas, proporcionando uma forma agradável e interactiva de complementar, apoiar, e consolidar as matérias abordadas nos programas.
Nesta visita ao universo abordaram-se diversos assuntos tais como o movimento de rotação da Terra a partir da observação da rotação aparente da esfera celeste; a identificação da estrela polar e a medição da latitude no hemisfério norte; as fases da Lua: eclipses e marés; os movimentos aparentes dos planetas e suas órbitas; a translação terrestre e consequências no céu nocturno; as constelações do zodíaco e seu significado astronómico; as estrelas: cores e relação com a temperatura superficial; a identificação da Via Láctea e galáxia de Andrómeda; a eclíptica e o equador celeste; determinação das estações do ano: equinócios e solstícios, entre outros.




Prof. Carlos Portela