quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Significado dos feriados de 1 e 8 de Dezembro

Feriado de 1 de Dezembro
A Restauração da Independência é um feriado comemorado em Portugal, anualmente, no dia 1 de Dezembro, para assinalar a recuperação da independência nacional face à Espanha, em 1640. Durante 60 anos, período do chamado ‘’Domínio Filipino’’, esta ocupou o nosso país e oprimiu-o. De seguida, o duque de Bragança torna-se Rei de Portugal como D. João IV, iniciando-se a IV Dinastia, a Dinastia de Bragança.

Feriado de 8 de Dezembro
A Igreja Católica celebra a 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor.

Catarina Oliveira, 8ºB
Sara Silva, 8ºB

Descobre, semana a semana, a simbologia do teu número preferido

Número '3':
- primeiro número primo ímpar;
- é um número chave na democracia, pois é a quantidade mínima de pessoas necessárias para que se consiga tomar uma decisão em grupo;
- simboliza a união e o equilíbrio;
- aparece na Santíssima Trindade, nos três poderes (jurídico, executivo, legislativo), nos três mosqueteiros;
- surge frequentemente na literatura e nas artes;
- é usado como pedido de socorro- para pedir ajuda basta fazer três fogueiras.



METO? NÃO, PONHO.

O episódio conta-se em poucas palavras: durante o mês de Agosto último, tive a possibilidade de ir buscar a minha neta ao infantário. Julgo que esta deverá ser uma das tarefas que os avós aposentados desempenham com mais prazer. Sabem que os espera um sorrisinho aberto e, quando a idade do neto ou neta o permite, uma corrida, mais ou menos apressada, em direcção aos seus braços. Pois assim foi. Tinha já junto de mim a minha neta e falava com a educadora, uma jovem de rosto afável e simpático, que viera cumprimentar-me e fazer um relato rápido das ocorrências do dia.
De repente, surgiu junto de nós um rapazito, pouco mais velho do que a minha neta, afogueado pelo calor e pela brincadeira. Vinha dar à educadora um beijo de despedida. Ela, reparando no rosto suado e nas mãos sujas da criança e pedindo-me desculpa pela interrupção, foi buscar uma toalha e encaminhou-a para o local onde deveria lavar-se. Tínhamos retomado a conversa, quando a criança, lavados o rosto e as mãos, lhe perguntou, empunhando a toalha:
- Onde a meto?
- Meto não, ponho – corrigiu a jovem, segurando a toalha que a criança lhe estendia e explicando-lhe a diferença entre os dois verbos.
Fiquei agradavelmente surpreendida e, manifestando a minha surpresa, elogiei a sua atitude.
Este erro, ou seja, o emprego indevido do verbo meter com o sentido de pôr, tem vindo a ganhar terreno, especialmente entre a gente jovem. Influência da língua francesa em que o verbo mettre tem o significado do nosso verbo pôr? Não sei. O que sei é que todos os educadores, ou seja, todos os que têm a seu cargo a tarefa de educar e ensinar as nossas crianças, deveriam seguir o exemplo desta jovem, pugnando pelo uso correcto da nossa língua, língua que é património de todos nós e factor integrante da nossa identidade.

Profª Helena Monteiro